domingo, 18 de novembro de 2007

Nada melhor do que fazer nada


Chocolate, tutti fruti, frutos do mar, whisky. Rir , ler, viajar, namorar, música, cinema, sexo e amigos. Essas são as pequenas coisas que me deixam feliz, porém não importa o que digam os hiperativos homens e mulheres modernos , nada é mais prazeroso do que o ócio.
Passar uma tarde de segunda-feira sem ter absolutamente nada para fazer, não tem preço. Uma boa cama, um bom travesseiro, TV ligada, livros ao redor, um quarto escuro, dormir sem ter hora para acordar. Fazer nada dá um trabalho tremendo e exige certa desenvoltura. São anos de prática de pura preguiça e criatividade ociosa.
Há quem diga que não ter nada para fazer é uma chatice entediante. Há outros que acreditam que a preguiça é o mau da humanidade. Posso dizer que essas pessoas são maus preguiçosos.
Dorival Caymmi com seus 80 anos , não abre mão de sua rede e do seu aconchego. O velho Chinaski ganhou dinheiro com seu jeito vagabundo e com suas histórias. Até mesmo Frederic Nietzsche usou o nada para refletir e filosofar sobre o mundo. Neruda era um admirador da preguiça, assim como Pessoa , que inventou heterônimos para se divertir com a ociosidade.
Posso apostar que as maiores idéias não saíram de momentos de trabalho, que os maiores escritores não fizeram suas prosas em meio as multidões e que os mais pirados físicos e matemáticos não criaram as leis que regem o mundo festejando a vida.
Newton não pensou nas leis naturais dentro de uma sala de aula, Einstein criou a lei da relatividade porque tinha demasiado tempo livre para pensar nela e Kepler formulou as três principais leis da mecânica olhando os astros e as estrelas no ceú.
Quanto tempo eles tinham...
O que seria da vida sem o ócio?
A ode que faço a preguiça não é simplesmente uma vocação. É que pensando nela e no mundo as avessas que vivemos , pude ver que as pessoas não param. Não param para nada. Não param para pensar, não param para olhar quem está ao lado, não param para amar. Talvez seja por isso que o planeta esteja um fiasco.
Então que assim seja, que meu registro valha de alguma coisa. E...
Que viva a preguiça!

Um comentário:

Unknown disse...

Primaaaaa.. Ficou muito maneiroooooooooo!!! E praticamente a minha vida traduzida com suas palavras!!!
Agora eu sei que no mundo alguem me intende de verdade!!!
bjao prima
ta amo!!!